sexta-feira, 2 de maio de 2014

RESENHA - DIVERGENTE

Olá pessoal! Eu estava aqui atoa e resolvi fazer uma resenha desse livro ( que gente do cééééééu, amores por ele), que é o primeiro da Trilogia Divergente, os seguintes são Insurgente e Convergente. Bom, eu tenho os três livros e já li, portanto, LEIAM! 
Bom, começando a resenha; Divergente conta a história de Beatrice (Tris) que é nossa personagem principal, onde seus pais Andrew e Natalie e seu único irmão Caleb vivem numa facção denominada de Abnegação. A sociedade deles é dividida em cinco facções; Amizade, Franqueza, Erudição, Abnegação e Audácia. Cada facção representa um tipo nosso de viver, ou seja, suas característica e nossas personalidade misturadas e dividida dentro de cada facção. Abaixo segue a foto de cada facção:

Bom, continuando, o livro conta que todos os jovens que chegam aos seus 16 anos, tem de passar por um Teste de Aptidão. O que é o Teste de Aptidão, Thaís? O teste consiste em o instrutor que está com determinada pessoa, colocar a pessoa em estado de simulação através de um soro que é ingerido. Durante a simulação, algumas situações são apresentadas, e dependendo do que escolher, dará um caminho para a sua facção. Só que com a Tris, é diferente, ela não tem aptidão para uma facção, mas para TRÊS facções! Que são a Audácia, Abnegação e Erudição. O que sua instrutora, Tori, diz que seu resultado é inconclusivo e as pessoas que tem esse resultado, são chamados de "Divergentes". No dia seguinte ao Teste de Aptidão, é o dia da Cerimônia de Escolha, onde serão apresentados recipientes de todas as facções, e ao escolher sua facção, deverá cortar sua mão e derramar seu sangue sobre o recipiente da facção escolhida. Independente do resultado no Teste de Aptidão a pessoa é livre para escolher a facção que desejar. Depois de escolher sua facção na Cerimônia de Escolha, Tris agora vai ter que enfrentar os desafios de sua nova facção e arriscar sua própria vida em seus medos. No decorrer do livro, iremos entender mais sobre o significado de Divergente, embora, na minha opinião, o significado verdadeiro está no terceiro livro, o Convergente, onde coisas surpreendedoras são reveladas. No decorrer do livro também conta a paixonite de Tris, pelo seu instrutor, Quatro. Sim, isso foi um spoiler, mas creio que todos já saibam disso. ENFIM, LEIAM O LIVRO! RECOMENDO MUITO ELE E NO FIM ACONTECE ALGO MUITO, MAS MUITO CHOCANTE ENTRE A AUDÁCIA, ERUDIÇÃO E ABNEGAÇÃO. 
Para quem quiser, o filme Divergente já está nos cinemas! Só não recomendo as pessoas que pretendem lerem o livro assistir o trailer, pois contém MUITOS spoilers, mas creio que a maioria já tenha visto. Mas se você quer ler o livro, leia antes de ver o filme. Em outro post, darei minha opinião sobre o filme, o qual eu já vi 3 vezes no cinema. (sim TRÊS vezes).

Beijos e abraços!! E até breve com minha opinião sobre o filme!


Nenhum comentário:

Postar um comentário